Aquitaine (setembro 2000)

Aproveitamos o feriado do dia 7 de setembro (por aqui é o dia do Jejum), enforcamos a sexta e fomos para Aquitaine.

A Aquitaine fica no sudoeste da França, Bordeaux é a capital. É famosa pelo vinho na região de Bordeaux, pela comida de alto nível do Perigord, pelas praias (muitas de nudismo) do atlântico e muito mais.

Fomos de avião diretamente para Bordeaux (1h30 de vôo). O problema foi que os caminhoneiros estavam em greve e bloqueavam todos os depósitos de gasolina, para protestar contra os altos preços dos combustíveis. Além de não ter gasolina nos postos, a cidade de Bordeaux estava bloqueada.

Resolvemos pegar o TGV (Trem a Grande Velocidade) para irmos direto para o Sul da Aquitaine. Esta região é o famoso País Basco que se estende entre a França e Espanha.

Começamos por Biarritz. É uma das cidades balnearias mais importantes da França, para não dizer burguesa. Foi nosso primeiro encontro com o Atlântico Europeu. Foi o maior barato rever este oceano, e constatar que o surfe rola solto na França. Continuamos em direção a fronteira espanhola. Paramos em Bayonne. É a principal cidade do País Basco francês, famosa por seu presunto defumado. Os Bascos são bastantes tradicionais e muito ligados a sua cultura. Tudo é escrito em francês e em basco.

Logo depois vem a cidade de San-Jean-de-Luz, uma cidade de praia de guardou bastante da arquitetura típica basca. Esta região tem comidas típicas, muitas só encontradas lá mesmo. Por exemplo, o licor de Patxarán que é um tipo de ameixa selvagem. Tem o licor Izarra, secular de receita secreta, composto por ervas das florestas bascas. Lá é o país da pimenta e do presunto defumado. Sem esquecer à cerveja Oldarki que tem um pouco do Patxarán dentro, o que dá um gosto especial.

Passamos a fronteira com a Espanha, pois precisávamos abastecer o carro. Na Espanha não tinha greve, além de ser a gasolina mais barata da Europa ocidental. Aproveitamos para dar um pulo em San Sebastian. Uma cidade litorânea (ainda no país Basco), com uma bela praia no meio da cidade. Na Espanha, o almoço é feito nos diversos bares do centro, composto basicamente de tapas, petiscos de todos os gêneros. Além disso, existe o vinho branco Txakoli, que vem das vinhas que ficam de frente para o mar. As uvas absorvem os odores do mar, originando um vinho de gosto bem particular. Ele é ligeiramente salgado. Vale a pena experimentar.

Começamos a subir novamente para voltar a Bordeaux. Paramos na Baía de Arcachon. Esta Baía é o único recorte no litoral da Aquitaine. Na entrada da Baía está localizada a duna do Pyla. É a mais alta duna da Europa, que invade pouco à pouco a floresta de pinheiros. Esta é uma belíssima região que oferece uma vista magnífica na baía de Arcachon e do pôr do sol no horizonte. Além do mais, encontramos dois modelos famosíssimos : Marisa & Roland.

Arcachon à outra cidade balnearia famoso e chique. Sua característica mais interessante é que ela é dividida em cidade de verão, na beira da baía, e cidade de inverno, um pouco mais acima. A cidade de inverno é composta de casas seculares belíssimas com arquitetura diversas. Esta cidade foi praticamente fundada por Luís XIV que passava o verão por lá.

A baía de Arcachon é famosa pela produção de ostras. A pequena cidade de Gujan-Mestras possui os principais portos cultivadores de ostras. Uma parada na beira de um porto para comer as famosas ostras era obrigatório.

A estrada que continua subindo para o norte da Aquitaine é composta basicamente por pinheiros. Por muitos quilômetros a estrada é cercada pêlos pinheiros por todos os lados. O que dá um efeito muito bonito.

Outra estrada bonita é a Corniche que fica no sul da Aquitaine. No meio desta estrada existe o castelo Abadie que tem uma linda vista para o mar.

Lacanau é a capital do surfe francês. A etapa francesa do campeonato mundial se passa por lá. Ela fica a uns 40 Km de Bordeaux. Muita onda, um mar aberto e forte, "bunquer" da época da segunda guerra descobertos pelas marés, alguns nudistas (só velho pançudo, horrível !!!) e areia prateada (daí o nome, Côte d'Argent).

Claro que a visita a Bordeaux era obrigatória. A cidade que deu nome ao mais famoso vinho do mundo. Bordeaux é 100% conservada, pois não sofreu ataques durante a segunda guerra. O centro antigo, tem muitos prédios seculares. Muito bonita. Por exemplo : a praça da bolsa, o monumento aos cidadãos da cidade, o relógio e o sino. Sem esquecer os diversos restaurantes 5 estrelas e a popular feira "brocante".

Fizemos uma volta pela estrada dos castelos (route des Châteaux). É a região mais nobre. Nela estão os três mais famosos vinhos franceses, e mais caros. O "Château Lafitte Rotschild ", "Château Margaux" e "Château La Tour". Vimos somente o primeiro, belíssimo, mais como o sol estava contrário, não deu para tirar uma foto. Além disso, demos um pulo no castelo de la Brède, onde Montesquieu viveu. (Você sabe que foi ele ?)

Fomos também em Saint Emilion, outra região famosa de vinho. Saint Emilion é o nome da região e também do vilarejo. Foi fundada pelo padre franciscano Emilion. Belíssima cidade medieval, com uma das maiores cidades subterrâneas antiga da Europa. Belas vinhas que dão origem aos famoso vinhos Saint Emilion.